3º Concurso Leiteiro Natural da ExpoGenética define campeãs

Foram divulgados na última quinta-feira (20) os vencedores do 3º Concurso Leiteiro Natural, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio do programa PMGZ Leite, durante a ExpoGenética 2015. O concurso contou com a participação de 19 vacas da raça Gir Leiteiro e premiou os animais que se destacaram na produção leiteira.

O concurso que teve como objetivo mostrar ao público a qualidade e a produtividade das matrizes zebuínas com aptidão leiteira, fez com que as matrizes avaliadas fossem submetidas a um regime alimentar próximo da realidade da pecuária leiteira nacional, e por isso se alimentaram com pastagem complementada com silagem e/ou feno de boa qualidade e ração comercial balanceada para a produção de leite.

A competição teve duração de 20 dias, sendo 15 dias de adaptação (25/07 a 09/08) e cinco dias de concurso efetivo (10/08 a 14/08), com duas ordenhas manuais sendo feitas por dia, com duração de 15 minutos por animal avaliado, por ordenhadores contratados pela ABCZ.

Confira as vencedoras do 3º Concurso Leiteiro Natural:

Grande Campeã
Fama FIV da Badajós, que teve produção total de 82,08 litros de leite e produção média de 16,42 litros.

Reservada Grande Campeã e Melhor Úbere (vaca adulta)
Entoada FIV Cal, com produção de 74,54 litros de leite e produção média de 14,91 litros.

Melhor Úbere (vaca jovem)
Amada PO 5R

 

Autor: Vicenzzo Vicchiatti, com informações da ABCZ.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked