ABCGIL receberá comenda nos 90 anos

No dia 15 de setembro, durante a comemoração dos 90 anos da Estação Experimental João Pessoa, a Associação Brasileira dos criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) receberá uma comenda pelo apoio proporcionado pelo trabalho de seleção e melhoramento genético do Gir Leiteiro no Brasil.

Criada em 1921 por Epitácio Pessoa Sobrinho, A Estação Experimental João Pessoa , fica no município paraibano de Umbuzeiro e possui uma área de 305,6 ha, ocupados com pastagens nativas, capineiras e cana-de-açúcar. A origem do gado Gir Leiteiro em Umbuzeiro descende dos três animais tradizos da Fazenda Cidreira, de Santa Rita de Cássia (MG), em 1938 composto pelo touro Tietê e pelas vacas Ubarana e Bonina, adquiridos do Criador Anenor Machado de Azevedo. Também foram introduzidos em Umbuzeiro animais de Franca (SP) e da Bahia. Contribuíram com o rebanho de Umbuzeiro, animais de Nilo Lemos, Cândido de Souza Pereira Lima e Octávio Machado.

A partir de 1985 a Estação Experimental João Pessoa, ingressou no Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro – PNMGL, realizado pela ABCGIL e Embrapa Gado de Leite, através da utilização so semên dos touros participantes do Teste de Progênie. A Estação também contribui com material genético para a raça através do reprodutor Friburgo Umbuzeiro, primeiro touro do nordeste a ser provado pelo Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa.

A genética do rebanho de Umbuzeiro foi amplamente difundida por todo nordeste brasileiro, se tornando difusor do PNMGL.

Informações ABCGIL

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked