Acrissul realiza EXPOLEITE em Campo Grande (MS)

Representantes de segmentos ligados ao setor leiteiro reuniram-se no último dia 26, na sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS).

O motivo foi tratar da participação do Ministério de Desenvolvimento Agrário durante a Expoleite 2012, que acontece de 11 a 16 de setembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Durante a reunião, o presidente da Acrissul, Francisco Maia, salientou que a Expoleite 2012 quer reunir produtores de todo o Estado, incluindo os produtores rurais oriundos de assentamentos. “Queremos valorizar o pequeno produtor, para que ele tenha acesso a tecnologias e em como melhorar seu rendimento, que sabemos que hoje gira em torno do leite”.

Maia citou ainda o convenio firmado entre Acrissul, Incra e Banco do Brasil, que prevê que os animais adquiridos pelos assentados sejam de raças puras, com registro de procedência nas respectivas associações de criadores, estabelecendo uma série de garantias aos compradores, inclusive a possibilidade de devolução no caso do aparecimento de defeitos posteriores. A compra de animais de leite para assentados tem custeio do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).

A expectativa é que os primeiros animais sejam entregues durante a Exposição, mas que nos meses que antecedem o evento, seja implantado um projeto piloto em um assentamento da região de Campo Grande, onde os pequenos produtores receberão animais e orientação de técnicos especializados, visando aparar quaisquer arrestas e ou/dúvidas tanto dos pequenos produtores quanto da Associação, garantindo a qualidade da parceria. “Queremos começar bem, fazer bem feito, para que os produtores também tenham esse mesmo compromisso”.

A participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário durante a Expoleite 2012 será de levantar os assentamentos que receberão os animais, bem como os pequenos produtores que participarão de treinamentos e palestras ofertados durante o evento. “Este é um grande estímulo para o pequeno produtor rural. Uma excelente ideia para proteger e favorecer o assentado” revela o delegado federal do Ministério, João Batista dos Santos.

Informações Via Livre Assessoria

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked