Ampola Fiv Jabaquara vence torneio leiteiro na GranExpoES

Foi realizado na última sexta-feira (15) o torneio leiteiro na GranExpoES 2014 – Feira Agropecuária do Espírito Santo.

A vaca Ampola Fiv Jabaquara, filha de Jaguar TE do Gavião x Esfera de Brasília, pertencente aos criadores Elio Pimentel e Walter Bonifácio Pires, de Anchieta, é a mais nova campeã mundial de produção de leite da raça Gir Leiteiro.

Com apenas quatro anos de vida, Ampola produziu a média diária de 70.593 litros de leite. Com esta marca, ultrapassou as atuais detentoras do título tornando-se a nova recordista mundial de produção na categoria vaca adulta.

O recorde anterior foi registrado em julho deste ano durante a MegaLeite, em Uberaba/MG, quando as vacas Galha Fiv F. Mutum (de Passos, MG) e Bruna FIV Cabo Verde (de Brasília, DF) empataram com a média de produção de 68,960 litros de leite.

Segundo Elio Pimentel, Ampola poossui genética privilegiada. “Ampola possui uma base genética forte, com mãe e avó grandes produtoras de leite”, afirma o criador. Perguntado sobre o valor do animal, Elio disse que sua campeã não está à venda, mas que para se ter uma ideia a mãe foi vendida em 2012 por R$ 1,2 milhão. Já a avó, a vaca Profana, foi vendida em 2004 por US$ 700 mil.

Com informações assessoria de imprensa

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked