Cai o número de produtores de leite do país, diz pesquisa

Foi divulgado esta semana, o resultado de uma pesquisa encomendada pela Associação Leite Brasil e por uma empresa de consultoria. De acordo com a pesquisa, o aumento do custo da mão de obra e do valor da terra no Brasil, principalmente a partir de 2006, fez o número de produtores de leite recuar de forma expressiva nos últimos anos.

O número total de produtores saiu de 930 mil, de acordo com dados de IBGE, em 2005-2006 para 415 mil atualmente.

De acordo com Ronan Salgueiro, presidente da Câmara Setorial do Leite de Mato Grosso do Sul, outro motivo, o qual a pesquisa não citou, é que o aumento do custo de produção ao pecuarista desestimula a atividade. “Apesar do preço pago ao produtor ter aumento nos últimos meses, os nossos custos também aumentaram, assim como a mão de obra, desta forma, permanecer na atividade é inviável”, revela.

Já nas indústrias do estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Sindicato do setor, a redução de leite entregue para processamento foi de 40% nos últimos meses.

A pesquisa obteve informações de laticínios do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Segundo os autores, essas regiões têm o preço de terra em média mais elevado e podem ter tido uma redução maior do número de produtores do que Norte e Nordeste, regiões que representam 18% da produção de leite brasileiro.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked