Concursos leiteiros terão novas regras a partir de 2017

Reunião realizada em Brasília (DF) na última quarta-feira (14) definiu que, a partir de 2017, os concursos leiteiros terão que atender novas determinações para garantir o bem-estar animal e as boas práticas de ordenha.

A Normativa deve ser publicada no primeiro trimestre de 2017 e já será aplicada no concurso leiteiro da ExpoZebu 2017, que terá as ordenhas realizadas de 29 de abril a 3 de maio.

Dentre as diversas determinações da norma, algumas são: a proibição do uso de medicamentos, a fiscalização do concurso por um profissional credenciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, a adoção das boas práticas de ordenha e o alojamento dos animais nos pavilhões seguindo as normas de bem-estar.

Outra alteração diz respeito à definição das campeãs dos concursos leiteiros. A premiação não será mais para a vaca que produzir maior volume de leite e, sim, a que atingir melhor desempenho com base em volume, proteína e gordura.

A reunião contou com a participação de representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável (DEPROS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa e da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Informações ABCZ

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked