Conheça as necessidades alimentares das vacas em lactação

A Embrapa Gado de Leite tem alertado o produtor em vários aspectos da produção leiteira, as dicas vão desde como fazer o desaleitamento precoce até sobre doenças que afetam a produção.  Hoje, você fica sabendo um pouco mais sobre as necessidades alimentares diárias das vacas na fase de lactação.

As informações sobre necessidades diárias ou exigências nutricionais do gado de leite, qualquer que seja a categoria animal (bezerros, novilhas e vacas), são fornecidas por tabelas específicas. As mais utilizadas são as publicadas pelo NRC, Estados Unidos.

Frequentemente, para vacas em lactação, o teor de proteína bruta na base de matéria seca não deve ser inferior a 12%. Níveis menores limitam o crescimento da população microbiana do rúmen-retículo. Além da PB, a energia (EL ou NDT) e os minerais também não poderão ser limitantes.

Para a formulação da mistura mineral, devem-se considerar os minerais presentes na água, na forragem e no concentrado. A mistura deverá ser balanceada nos nutrientes cálcio, fósforo, magnésio, sódio, iodo, cloro, enxofre, ferro, cobre, zinco, cobalto, selênio e manganês. Em dietas completas ou misturas totais, e quando se usa misturadores, para balancear os ingredientes, usualmente, divide-se a lactação das vacas em três estágios: 1 a 100, 101 a 200, 201 a 305 dias, além de um lote de vacas de primeira lactação. No primeiro estágio, a dieta deve ser composta de 18 a 20% de PB, 75 a 80% de NDT e, no mínimo, 25% de FDN.

Se for utilizada a relação concentrado/volumoso, essa deve ser de 60%/40%, na base de matéria seca. No segundo estágio, recomenda-se de 16% a 18% de PB, de 70 a 75% de NDT e de 28% a 30% de FDN, ou a relação concentrado/volumoso de 50%/50%, na base de matéria seca.

No terceiro estágio, a dieta deve ser composta de 14% de PB e 75% de NDT. Se for feito uso da relação concentrado/volumoso, essa deve ser de 40%/60% na base de matéria seca.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked