Conheça Mexerica Jurist Santa Luzia

Divulgado durante a Megeleite (13 a 20 de julho), o Sumário de Avaliação Genética de Vacas nomeia as 1.000 matrizes de maiores PTAs para a produção de leite. O PTA é a Capacidade de Transmissão Prevista, ou seja, é um índice que mede o potencial genético das vacas, o quanto suas filhas deverão produzir a mais ou a menos do que as contemporâneas. Por ele, é possível saber quais são as fêmeas em idade reprodutiva realmente melhoradoras dentro de uma raça.

De todas as vacas avaliadas, a MEXERICA JURIST SANTA LUZIA foi a primeira colocada da lista. O PTA positivo de 2.278 Kg indica que essa é a quantidade de leite que sua progênie deve produzir a mais que a de outras vacas. No ano passado, Mexerica já ocupava o terceiro lugar. A doadora é criação da Fazenda Santa Luzia. Na linha alta tem CAMURÇA SANTA LUZIA e na baixa o touro holandês KED JURIST-ET, que desenvolveu sua trajetória como reprodutor através da CRI Genética.

Atual proprietário

Mexerica pertence a Mário Roberto Ewbank Seixas, que a adquiriu ainda como bezerra. Com 11 anos, ela continua em produção. Sua lactação em controle leiteiro pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, no ano de 2009, foi de 16.575,56 kg de leite (Três ordenhas – em até 365 dias).

O proprietário enaltece também sua trajetória nas pistas, mostrando que além de leite, o tipo racial de Mexerica é outro ponto forte. Ela obteve 11 títulos, todos nas mãos de Mário, culminando no de Grande Campeã Nacional em 2007. Da doadora, já foram feitos vários animais para a elite Girolando, com touros e fêmeas premiadas e valorizadas em leilões da raça. De acordo com o dono, a última coleta de Mexerica está sendo destinada para produção de seu primeiro clone, com nascimento previsto para o ano que vem.

Informações Berrante Comunicação

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked