Embrapa Gado de Leite participará de evento em Curitiba

O plantio de árvores em áreas de pastagem e a produção pecuária de leite será um dos temas abordados pelo pesquisador Carlos Renato Tavares de Castro, da Embrapa Gado de Leite, durante o 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais.

O evento será realizado de oito a dez de outubro, em Curitiba (PR), com o objetivo de debater sobre recuperação de áreas degradadas, plantio de florestas com fins comerciais e integração lavoura-pecuária-floresta.

Carlos explica que a arborização protege o solo contra a erosão e aumenta a taxa de infiltração de água, promovendo melhorias das características físicas e químicas do solo. A copa das árvores, quando manejada corretamente, protege a pastagem das fortes geadas, recorrentes nas regiões subtropicais, e também proporcionam maior conforto térmico para os animais em pastejo, melhorando o seu desempenho produtivo e seu desempenho reprodutivo.

O componente arbóreo pode ser relacionado ao crédito de carbono, gerando oportunidade de pagamento por serviços ambientais. Além disso, o produtor pode ter uma renda adicional com a comercialização de madeira, contribuindo para reduzir a sazonalidade da demanda por mão-de-obra no campo e, consequentemente, otimizando os fatores econômico-sociais da atividade rural.
Sobre o SIAP

O 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais é promovido pela Embrapa Florestas, em parceria como Governo do Paraná e a Emater. Será realizado de oito a dez de outubro, em Curitiba (PR), com o objetivo de debater sobre recuperação de áreas degradadas, plantio de florestas com fins comerciais e integração lavoura-pecuária-floresta. O evento é voltado a pesquisadores, professores, extensionistas, profissionais e estudantes das áreas pecuária e florestal. Outras informações e inscrições pelo site www.siap2013.com.br.

Informações Assessoria de Imprensa Embrapa Gado de Leite

 

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked