Embrapa promove encontro sobre produção agrícola e sustentabilidade no Cerrado

Como elevar a produção e a produtividade agrícola no Cerrado brasileiro, de forma sustentável, até 2040? Esta é uma das questões a serem discutidas por pesquisadores, professores, estudantes, agricultores , empresários rurais e tomadores de decisão, que estarão reunidos nos dias 14 e 15 de agosto, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília.

Com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas e apoiar agendas estratégicas de pesquisa e inovação voltadas para o desenvolvimento agrícola no Bioma, o I Seminário para construção de cenários para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Cerrado brasileiro 2019/2040 faz parte das ações do projeto Dinacer – Dinâmica Agrícola do Cerrado Brasileiro: análises, projeções e cenários futuros, coordenado pela Embrapa.

A partir da organização de informações sobre a dinâmica agrícola das últimas décadas (1940 – 2018), serão analisados aspectos como expansão, retração, transição e intensificação das atividades rurais no segundo maior bioma do Brasil, que abrange uma área de cerca de 200 milhões de hectares, o equivalente a 20 por cento da extensão territorial do País.

Estarão presentes à abertura do evento a secretária substituta de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Daniela Lopes, o pesquisador Eduardo Assad, da Embrapa Informática Agropecuária, o coordenador do Dinacer, pesquisador Edson Bolfe, e a professora da pós-graduração da Faculdade Mackenzie, Elaine Marcial, membro da Rede Brasileira de Prospectiva e da World Future Society (WFS).

Veja a programação:

Dia 14 de agosto

Abertura – 9h – Secretária substituta de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Daniela Lopes, o coordenador do Dinacer, pesquisador Edson Bolfe, e a professora da pós-graduação da Faculdade Mackenzie, Elaine Marcial.

9h20 – Palestra Provocações sobre o desenvolvimento sustentável no Cerrado – Pesquisador Eduardo Assad (Embrapa Informática Agropecuária)

10h – Debate

10h20 às 17h – Oficinas

Dia 15 de agosto

9h – Oficina Dinâmica Agrícola do Cerrado Brasileiro – Cenários 2040

Encerramento – 15h – Encaminhamentos – Elaine Marcial, Edson Bolfe e Edson Sano

Local – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte – final

Embrapa Sede – bloco D – auditório Biomas

Com informações Embrapa

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked