Fazendas do Basa recebem integrantes da Embrapa

As Fazendas do Basa, importante criatório da raça Gir Leiteiro no país, recebeu recentemente a visita de Coordenador Geral da EMBRAPA, Dr. Paulo do Carmo Martins, dos pesquisadores Dr. Marcos Vinícius Barbosa, João Cláudio Panetto e do supervisor Armando Carvalho.

O grupo foi recebido em Leopoldina pelo pecuarista Evandro do Carmo Guimarães e sua Equipe.

Com o objetivo de aprimorar os programas de melhoramento da raça Gir Leiteiro, as Fazendas do BASA com a orientação da Equipe Técnica da EMBRAPA Gado de Leite iniciaram a genotipagem de todo seu plantel.

O pesquisador Dr. Marcos Vinícius revelou que “a seleção genômica é importantíssima para o melhoramento genético. Através dela é possível selecionar animais novos, diminuir o intervalo de gerações, intensificarem o melhoramento genético, como conseqüência, animais mais produtivos são produzidos”.

Já Dr. Paulo do Carmo Martins, não escondeu sua alegria em conhecer parte do trabalho desenvolvido nas Fazendas do BASA. “O Gir Leiteiro não estava na arca de Noé. Foi criado por pesquisadores brasileiros visionários, como o saudoso Mário Martinez, da Embrapa Gado de Leite. Hoje, visitei um dos melhores rebanhos Gir Leiteiro do mundo em Leopoldina – Zona da Mata mineira, numa das Fazendas do BASA, do pecuarista Evandro do Carmo Guimarães, que colocou pra si, a missão de desenvolver esta raça. Nunca tinha visto nada igual. Vimos vacas com lactação de 12 mil quilos! Saímos de uma das fazendas, motivados a promover uma sólida parceria público privada envolvendo seleção genômica”, explicou entusiasmado o chefe geral da Embrapa.

Quem também participou desta proveitosa reunião, foi o pecuarista e ex-secretário de Agricultura de Minas, Dr. João Cruz.

Para o pecuarista Evandro Guimarães, quando aumentar o contingente de selecionadores genômico, haverá maior confiabilidade dos produtos.

Informações assessoria de imprensa

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked