Fardo FIV Mutum, touro gir, completa 10 anos de idade

O touro da raça Gir Leiteiro Fardo FIV Mutum completa nesta sexta-feira, 10 de junho, 10 anos de idade.

O exemplar é destaque da bateria da CRV Lagoa, onde chegou em 2008 e se encontra até os dias atuais.

O reprodutor não retornou mais para a Fazenda Mutum, do criador Léo Machado Ferreira, já que a demanda por sua genética é muito elevada, tendo crescido após o resultado do teste de progênie, em maio de 2015, onde foi divulgada a sua liderança absoluta no 23º Grupo de Touros Provados PNMGL EMBRAPA/ABCGIL, com PTA de 592,9 kg para leite e 94% de confiabilidade, tendo mais de 200 filhas avaliadas em 90 rebanhos.

Fardo é filho de Radar dos Poços e Dengosa Mutum, que fizeram história no Gir Leiteiro.

Fardo foi Reservado Grande Campeão na ExpoZebu e na Megaleite, além de obter vários campeonatos de progênie de pai na Feileite, ExpoZebu e Megaleite, superando progênies de touros provados. Se destacou no 3º Mutum Weekend, realizado na Fazenda Mutum, em Alexânia (GO), quando teve 50% de sua posse comercializada por preço recorde pela Fazenda Agrogir Genética e Manejo, de Orizona (GO).

De acordo com Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa, “Fardo encanta a todos os visitantes com sua docilidade e sua beleza racial. Homozigoto BB para Beta lacto-globulina e genótipo A2A2 para beta-caseína, com inúmeras filhas de destaque em produção e conformação funcional, como Ilha, Igual e Ilca, e campeãs extraordinárias como Daís, Sacada, Valeska, Ofélia, Devassa e Dengosa FIV WAD”.

Informações Assessoria de Imprensa CRV Lagoa

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked