Gado Gir Leiteiro

O gado Gir Leiteiro é proveniente da Índia, e tão logo entrou no Brasil, despertando a atenção dos pecuaristas por sua dupla aptidão (trabalho e leite). Devido a tal característica, é chamada de raça mista, por produzir carne e leite. Os animais surpreenderam por sua elevada capacidade de produção de leite, hoje, identificada pelos programas de melhoramento genético raça, que trabalha no constante aprimoramento tanto da qualidade genética do rebanho, quanto da capacidade de produção. Saiba mais sobre o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL).

Muito utilizada nos cruzamentos leiteiros no Brasil, o Gir tem uma caracterização racial bastante peculiar. Se distingue pela pelagem vermelha ou amarela em combinações típicas da raça: gargantilha, chitada, rosilha e moura, sempre sobre pele bem pigmentada. Outros detalhes que os diferenciam das outras raças é o perfil craniano ultraconvexo (com fronte larga, lisa e proeminente) e marrafa bem jogada para trás (onde nascem os chifres de seção elíptica, achatada, grossos na base, saindo para baixo e para trás), completam com detalhes o padrão racial do gado gir leiteiro.

Além de todas essas características, o que chama atenção nos animais da raça Gir é o temperamento dócil, que também foi fator que contribuiu para a sua expansão no Brasil.

Outro diferencial do gado gir leiteiro é que ele expressa seu potencial produtivo com menos alimento e sofre menos com a restrição alimentar, pois sua exigência, seu índice de metabolismo e de ingestão de alimentos é mais baixo em relação às raças taurinas, sendo necessário menor reposição alimentar.

 

Associação – Fundada em setembro de 1980, a Associação Brasileira de Gir Leiteiro (ABCGIL) foi    criada para unir os criadores e promover o avanço do Gir Leiteiro com melhor desempenho econômico, através da utilização de animais de valor genético comprovado.

No momento, a Associação atua em conjunto com o Programa Nacional de Melhoramento Genético Gir Leiteiro (PNMGL) – em parceria com a EMBRAPA Gado de Leite, e com a promoção de exposições e eventos agropecuários, onde se comprovam a potencialidade da raça, como produtora de leite.