Gir Leiteiro – avanços tecnológicos contribuem para o sucesso da raça

A edição 190 da Revista o Zebu no Brasil, publicou um texto na seção Gir Leiteiro sobre os “Avanços tecnológicos favorecem os constantes recordes em torneios leiteiros”.

O texto faz menção ao ano de 2011, no qual diversos recordes foram quebrados. “A cada exposição, uma fêmea tem alcançado números superiores às outras, o que em toda a história dos torneios leiteiros não havia ainda acontecido”.

Silvio Pinheiro, Presidente da ABCGIL, é um dos entrevistados da matéria. Ele ressalta que essas conquistas se devem ao “avanço tecnológico, seja ele no melhoramento genético, nutrição e manejo.  O melhoramento genético contribui através do processo de seleção fundamentado no Programa de Melhoramento Genético da Embrapa/ABCGIL. Já no quesito nutrição, as empresas fabricantes passaram a desenvolver produtos para o Gir Leiteiro. E para finalizar, no manejo “criadores e participantes de torneios leiteiros passaram a se dedicar fazendo inseminações para que os animais estejam paridos na época certa, com o intuito de participar de provas”.

Foram citados ainda no texto a Fazenda Calciolândia, Fazenda Coqueiro & Barreiro e Fazenda Mutum.

 

 

 

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked