Gir Leiteiro é destaque em revista especializada

“Com alto potencial de produção, o Gir Leiteiro é hoje uma opção bastante lucrativa e vantajosa para países tropicais, tanto na utilização de animais puros como nos cruzamentos…o sêmen é o mais vendido para leite no Brasil (689.852 doses em 2010), de acordo com a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA)”.

Assim começa a reportagem “Forte dentro e fora do Brasil”, publicada na seção Raça do Mês, da edição de novembro da Revista AG.

A autora, Maria Luiza Araújo, realizou diversas entrevistas para elaborar o texto. Entre elas com o Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Sílvio Queiroz Pinheiro;  o Diretor Técnico da ABCGIL, Aníbal Eugênio Vercesi Filho; Chede da P&D da Embrapa Gado de Leite e Coordenador Técnico do PNMGL, Rui da Silva Verneque ; entre outros profissionais da área.

Confira um trecho da reportagem:

O Gir Leiteiro é resultado da seleção efetuada desde a década de 30 das Fazendas Governamentais do Ministério da Agricultura – Estação Experimental de Umbuzeiro/PB, Fazenda Experimental Getúlio Vargas (Uberaba-MG) e pelos criadores João Batista Figueiredo Costa, Francisco Figueiredo Barreto, Continentino Jacinto, Gabriel Donato de Andrade, no estado de São Paulo; e Rubens Resende Perez e Randolpho de Melo Resende, em Minas Gerais. Eles partiram de descendentes do gado Gir  originariamente importado da Índia em 1906 e 1919, bem como das importações de 1930, 1960 e 1962.

Leia a reportagem na íntegra na Revista AG!

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked