Girolando no Pantanal é apresentado no Dia de Campo da Fundação Bradesco

Foi realizado no dia 31 de outubro a primeira edição do Dia de Campo da Fundação Bradesco, realizado na Escola Bodoquena, no Mato Grosso do Sul.

O sucesso da criação da raça Girolando em pleno Pantanal sul-mato-grossense foi apresentado a pecuaristas e estudantes de diversas regiões durante o evento.

Contou com palestra do técnico da Girolando Dagmar Rezende que explanou sobre a raça e o sistema de criação da propriedade que desde 1987 cria Girolando.

O Pantanal é uma região com condições climáticas bem desafiadoras para a pecuária e de altas temperaturas, mas a rusticidade do Girolando vem permitindo à Fundação Bradesco manter uma boa produção de leite, como, por exemplo, uma vaca 5/8 que alcançou uma lactação controlada de 8.800 quilos em 365 dias”, diz Dagmar Rezende, que fez os primeiros registros de animais da propriedade em 2003.

O rebanho registrado atual é de 300 animais. Segundo o técnico, a fazenda investe em tecnologias de reprodução, como a inseminação artificial com sêmen de touros provados e embriões, para multiplicar o plantel. Durante o Dia de Campo, foi feita uma mostra de animais Girolando com apresentação conduzida pelo técnico Dagmar. A mostra foi antecedida por visitas às áreas destinadas ao desenvolvimento de projetos do Curso Técnico em Agropecuária que a Fundação Bradesco mantém no local. Por ano, eles formam 40 profissionais.

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foi representada pela diretora Auroral Real. “Foi um dia diferente, de muito aprendizado, conhecendo um trabalho de desenvolvimento do ser humano e da pecuária leiteira com a raça Girolando produzindo leite a pasto em uma realidade diferenciada. Este é o Brasil que queremos e precisamos”, disse Aurora. O presidente do Núcleo de Girolando do MS, Marcelo Real, também participou do evento, assim como estudantes de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Informações Girolando

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked