Iagro divulga resultados da campanha da Aftosa em Mato Grosso do Sul

Do total de 56.521 propriedades envolvidas na Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Mato Grosos do Sul, 54.730 fizeram a comunicação da vacina, correspondendo a uma participação de 97,20%.

Já o percentual total de animais vacinados chegou a 99,02%, uma vez que do total de 20.777.258 animais, 20.573.344 foram vacinados, sendo que 345.544 bovídeos receberam a vacina através da vacinação estratégica – realizada em regiões de risco para a febre aftosa dividindo-se em vacinação oficial, acompanhada e assistida.

De acordo com preconizado pela portaria nº 2.550, de 30 de Maio de 2012, a vacinação da etapa novembro se dará da seguinte forma: região do Planalto, período de 1º a 30 de novembro, vacinação de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses; região do Pantanal, de 1º de novembro a 15 de dezembro devendo ser feita a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando) e nas propriedades optantes pela vacinação na etapa de novembro; e na região da Fronteira, de 1º de outubro a 15 de novembro, com a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade.

Segundo a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, a constante vigilância e vacinação do rebanho são as duas premissas fundamentais para manter a qualidade e a competitividade da produção de bovinos no Mato Grosso do Sul.

Nossa meta é manter a aftosa bem longe do Estado, esperamos que a segunda etapa também apresente resultados positivos”, concluiu.

Informações IAGRO MS 

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked