Lançada Primeira Prova de Gir Leiteiro a Pasto

A 1ª PGLP – Prova de Gir Leiteiro a Pasto, iniciativa da Associação Paulista de Criadores de Gir Leiteiro (APCGIL), em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), foi lançada na última quarta-feira (2/11), durante a Feileite 2011 – 5ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite.

O estande do Grupo Publique, denominado O Ponto de Encontro do Leite, foi palco do lançamento desse projeto pioneiro com o objetivo principal de elevar a melhor genética zebuína para a produção de leite a um novo patamar.

O presidente da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, Silvio Queiroz Pinheiro, considerou o lançamento “um momento histórico, não só para o Gir Leiteiro como também para o desenvolvimento da pecuária mundial”. Ele lembrou também que “todo trabalho de sucesso é fundamentado na construção de parcerias e a ABCGIL irá colocar seu corpo técnico e profissional à disposição para contribuir com esse projeto que, em futuro próximo, irá compor o conjunto de pesquisas do PNMGL”, fazendo uma menção ao Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, um projeto da Associação, de caráter nacional.

A primeira edição da prova começa em agosto de 2012, com os animais chegando na USP, Campus Pirassununga, no 7º mês de gestação, e termina em agosto de 2013, após 10 meses de controle leiteiro a pasto. Os resultados serão divulgados em outubro de 2013, na 7º FEILEITE, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Informações Agrocentro
www.feileite.com.br

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked