Manqueira – Saiba mais sobre a doença

A Embrapa Gado de Leite preparou um material que explica o que é a manqueira, uma das doenças mais comuns nos rebanhos produtores de leite no Brasil. Nele, a entidade mostrar como identificar a enfermidade e também como prevenir o rebanho de ser acometido pela doença. Confira!

O carbúnculo sintomático, também conhecido como manqueira, é uma doença provocada por bactéria do gênero Clostridium, mais frequente em animais jovens, principalmente aqueles com maior escore corporal.

O agente causador encontra-se no solo e, ao ser ingerido, instala-se no organismo animal, determinando febre, falta de apetite, desânimo e manqueira. A manqueira só ocorre se a lesão atingir grandes massas musculares, como espádua, quartos e pescoço.

O tratamento, mesmo intensivo, não surte efeito, e a doença, geralmente, é fatal. A vacinação dos animais jovens é o melhor meio para a prevenção da doença. Os bezerros devem ser vacinados aos 4 meses de idade e receber uma dose de reforço após 30 dias. Deve-se revacinar a cada 6 meses, até os animais atingirem 24 meses de idade.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked