Curso de Veterinária apoiará pesquisas da Embrapa Gado de Leite

O anúncio da criação do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), feito na semana passada pelo reitor Henrique Duque, foi muito bem recebido pelos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite. Para o chefe-geral da instituição, Duarte Vilela, o novo curso poderá contribuir com as ações da Embrapa por meio da participação de estudantes e professores em projetos de pesquisa.

Um hospital de Medicina Veterinária para animais de grande porte será construído para dar suporte ao novo curso da UFJF. As obras terão início em 2014, na área de 130 hectares cedida em comodato pela Embrapa, no Campo Experimental José Henrique Bruschi (CEJHB), que fica na rodovia MG 133, a 34 quilômetros de Juiz de Fora. Serão investidos R$ 8 milhões e a expectativa é que a obra esteja concluída até 2016.

O hospital ficará próximo ao Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária. O Complexo é um conjunto de laboratórios, que ocupa uma área de 14 mil metros quadrados, em Coronel Pacheco-MG. Somado à estrutura já existente no CEJHB, o Hospital irá compor uma dos maiores conjuntos de estudos em pesquisa animal do Brasil.

De acordo com Duque, a infraestrutura e a equipe da Embrapa são de altíssima qualidade. “A união dos esforços entre as instituições irá garantir que o Hospital Veterinário da UFJF seja um dos melhores do país”.

O curso de Medicina Veterinária terá duração de cinco anos e será ministrado no turno diurno, com 50 vagas por semestre, contabilizando cem vagas anuais. Tanto Duque, como Vilela, afirmam que o novo curso vem atender uma demanda antiga da região. As aulas serão ministradas em Juiz de Fora, nas salas da UFJF onde funcionam as Faculdades de Odontologia e Farmácia.

Informações Embrapa Gado de Leite

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked