ABCGIL e Embrapa procuram fazendas colaboradoras

A Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) está cadastrando fazendas para colaborar com o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), desenvolvido em parceria com a Embrapa desde 1985.

O objetivo do programa é promover o melhoramento do Gir Leiteiro por meio da identificação e seleção de touros geneticamente superiores para características de produção, manejo e conformação. Anualmente as instituições publicam o Sumário Brasileiro de Touros, onde se verifica o Teste de Progênie da raça.

As fazendas aprovadas para participar do programa receberão sêmen gratuitamente para inseminação artificial e melhoramento genético de seus rebanhos. Todas as despesas com controle leiteiro, visitas técnicas e distribuição de sêmen são por conta do PNMGL. Por outro lado, os produtores escolhidos se comprometem a reter as fêmeas participantes do programa até o encerramento da primeira lactação. Atualmente, o PNMGL conta com mais de 600 fazendas colaboradoras cadastradas, entre rebanhos de Gir Leiteiro, puros e mestiços.

Os slogans da campanha que visa arregimentar novos rebanhos estimulam o participante: “Você participa e ganha melhoramento genético – tudo que vai volta, e volta melhor.” Mas para participar as propriedades devem atender a critérios mínimos para o bom desenvolvimento do trabalho e avalição das progênies. Entre outras exigências, a propriedade deve possuir estrutura mínima para inseminação artificial, como equipamentos para manuseio do sêmen e botijões de armazenamento. O rebanho também deve ter boa escrituração zootécnica para fornecer ao programa informações necessárias referente a utilização do sêmen (inseminação, nascimento, etc) durante as visitas de acompanhamento.

Mais informações entrar em contato com a ABCGIL (www.girleiteiro.org.br)

Fonte: Embrapa Gado de Leite 

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked