Mercado do Leite firme e preços ao produtor em alta

De acordo com relatório “Carta Leite”, da Scot Consultoria, o cenário foi de mercado firme e preços do leite e derivados em alta no primeiro semestre de 2013.

Considerando a média nacional, o produtor recebeu R$ 0,932 o litro do leite no pagamento em junho, referente ao leite entrgue em maio. O aumento foi de 2,7% em relação ao pagamento em maio.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o produtor está recebendo 14,4% mais pelo produto. O preço subiu em praticamente todos os Estados pesquisados.

O cenário atual é reflexo da forte concorrência entre os laticínios, devido ao período de entressafra e demanda aquecida na ponta da cadeia. è preciso considerar também a queda da produção em relação ao ano passado.

Esta queda reflete o menor investimento na atividade por parte do produtor, ocasionado pela elevação dos custos de produção e pelas margens apertadas em 2012.

Entre janeiro e março de 2013, de acordo com o IBGE, foram capitados 5,68 bilhões de litros de leite pelos laticínios brasileiros, 1,4% menos em relação a 2012.

A expectativa em curto prazo é de mercado firme e alta nos preços ao produtor. A previsão é de um pico de preço em 2013 no pagamento de julho, mantendo-se estável até agosto, ao redor de R$ 0,95 por litro.

De acordo com a Scot Consultoria, 2013 é um ano de recuperação das margens do produtor e dos laticínios.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked