Morre Fardo FIV F. Mutum, touro Gir Leiteiro

Morreu no dia 25 de novembro um dos maiores touros da história do Gir Leiteiro. Fardo FIV F. Mutum, destaque da bateria da CRV Lagoa, atualmente 28o ranking da ABCGIL 2017, com PTA de 357,2 kg de Leite.

Fardo fez toda a sua carreira de produção e comercialização de sêmen na CRV Lagoa, onde produziu 131.483 doses entre 2008 e 2015, sendo 107.697 de sêmen convencional e 23.786 de sêmen sexado de fêmea.

Entre suas conquistas, foi Reservado Grande Campeão da ExpoZebu 2008 – e suas filhas seguiram seus passos.

Daís FIV Alambari foi recordista Fêmea Jovem, com mais de 52 kg de leite; Devassa FIV WAD foi Grande Campeã da ExpoZebu e Megaleite/17; e Mahina FIV F. Mutum foi Grande Campeã Expolins/17 e Reservada Grande Campeã na Expogir/17.

Lipe é o sucessor de Fardo

O touro já tem um sucessor definido: seu filho Lipe FIV F. Mutum. Filho da grande matriarca Fécula FIV F. Mutum, com produção acima dos 16.000 kg de leite, o reprodutor é destaque na bateria de touros jovens da CRV Lagoa. Como o seu pai, Lipe vem se destacando pela qualidade de seus aprumos, temperamento, e produzindo filhas de muita qualidade quanto a conformação e força leiteira. Acreditamos na produtividade que ele irá transmitir para suas filhas, já que carrega em sua linhagem os raçadores consagrados Radar e Sansão.

“Agradecemos a Fazenda Mutum pela criação do touro e parceria com a CRV Lagoa, que gerou excelentes resultados com a comercialização de sêmen e melhoramento genético de rebanhos Gir Leiteiro, Girolando e outros cruzamentos pelo Brasil e América Latina”, destaca Lilian Jacinto, gerente de produto Leite Tropical da Central.

Informações: Assessoria de Imprensa

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked