O que determina a diminuição ou perda da libido em touros?

A Embrapa Gado de Leite já deu diversas dicas de como fazer o manejo de pastagens corretamente para o rebanho, como cuidar dos animais, e também quais cuidados devem ser tomadas na hora de ordenhar as vacas. Agora, a instituição mostra quais condições determinam a diminuição ou perda da libido em touros da raça Gir Leiteiro. Confira!

A libido é o desejo sexual demonstrado pelo touro. Diversas condições podem determinar maior ou menor libido no reprodutor. O desejo sexual varia conforme a idade e a raça do animal e é mais evidente nos reprodutores jovens do que nos touros mais velhos, e nos touros das raças europeias (Holandês, Pardo-Suíça e Jersey) do que nos touros de raças zebuínas (Gir, Guzerá e Sindi).

A alimentação e o manejo do reprodutor também podem alterar a libido. Touros com excesso de peso, muito magros ou fracos podem apresentar a diminuição da libido. Touros criados a pasto, quando colocados em confinamento, podem perder o interesse pelas fêmeas. Pode também ser de origem genética, mas, nesse caso, a solução é o descarte do animal.

Além dessas condições, existem doenças do sistema reprodutivo e certas afecções musculares e de articulação, principalmente aquelas que causam dor, que também podem provocar a perda do desejo sexual. Como são várias as causas de redução ou perda da libido, a manifestação de sintomas deve ser tratada individualmente e, para isso, o fazendeiro deve recorrer a um veterinário capacitado a diagnosticar e tratar cada caso.

Foto: Acervo/Fazenda Cabeceira do Prata

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked