Pecuária leiteira; monitoramento pode aumentar lucro

A Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (Comevap), em Taubaté (SP), realizou no dia 15 de março evento que reuniu 80 participantes, entre produtores cooperados e funcionários da cooperativa.

Um dos temas tratados no enontro foi o investimento em monitoramento do rebanho que pode aumentar o lucro do produtor de leite. Isso porque o controle da ruminação das vacas, associado a diversos itens recorrentes no dia a dia da fazenda, impactam diretamente na quantidade e na qualidade do leite produzido.

De acordo com Brenda Barcelos, gerente técnica e comercial da SCR by Allflex, a queda na ruminação aliada à queda de atividade do animal podem indicar problemas de saúde, o que traz um impacto direto na produção de leite.“O monitoramente visa o melhor controle do rebanho porque consegue identificar problemas de saúde das vacas por meio da combinação da queda de ruminação e atividade, além de impactar diretamente nos índices zootécnicos e na gestão da fazenda”, explica.

A tecnologia funciona por meio de um colar, colocado no pescoço do animal. O sistema capta os sinais de atividade, ruminação e ofegação da vaca e envia automaticamente a um software de gestão.

O sistema da SCR by Allflex também controla e monitora a sala de ordenha, por meio de automação, coletando automaticamente dados abrangentes sobre o status de cada vaca do rebanho. Em seguida processa essas informações, apresentando-as em relatórios e alertas em tempo real, totalmente personalizáveis e fáceis de entender. O software fornece aos administradores de rebanhos e ordenhadores ferramentas projetadas para ajudá-los a administrar suas tarefas diárias e melhora a lucratividade.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked