Pesquisadores da Embrapa publicam artigo no exterior

A edição de março do jornal internacional Animal Reproduction Science (Elsevier) publicou em suas páginas o artigo científico “In vivo imaging of cumulus-oocyte-complexes and small ovarian follicles in cattle using ultrasonic biomicroscopy” dos pesquisadores brasileiros Luiz Francisco M. Pfeifer (Embrapa Rondônia) e Luiz Gustavo B. Siqueira (Embrapa Gado de Leite).

O trabalho é o primeiro a descrever o uso da técnica de ultrassonografia biomicroscópica (UBM) para a avaliação de folículos ovarianos em vacas vivas (exame in vivo) e foi desenvolvido em parceria com os pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá.

A publicação abre novas perspectivas para avanços no estudo da fisiologia ovariana em bovinos, visto que com o UBM é provável identificar e acompanhar sequencialmente o início do desenvolvimento de folículos muito pequenos (<1,0 mm), o que não era permitido com a ultrassonografia convencional. A observação de oócitos no interior dos folículos também sinaliza para a possibilidade de avaliação da qualidade deste gameta, de forma não invasiva, antes mesmo que aconteça a ovulação.

Mais informações no portal oficial da Embrapa Gado de Leite: http://www.cnpgl.embrapa.br/

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked