Por que a vaca urina sangue?

A Embrapa Gado de Leite disponibiliza para o produtor rural a publicação “500 Perguntas 500 Respostas” destinado à criação de gado leiteiro. Um das questões respondidas é: Qual a causa da vaca urinar sangue? Qual tratamento?

Segundo a publicação, quando a vaca está urinando sangue, suspeita-se inicialmente de três causas: Ingestão de planta tóxica (ex: samambaia); Tristeza parasitária bovina e Braquiária Tanner Grass.

A samambaia possui efeito cancerígeno no gado. Ela irrita a mucosa da bexiga desenvolvendo a neoplasia (câncer). O princípio tóxico da planta se acumula no organismo do animal a ponto de causar a doença. Quando o animal apresenta os sintomas e no pasto em que ele se encontra existe a samambaia, a primeira suspeita é essa patologia.

Não há tratamento terapêutico eficaz para bovinos. Pode-se tentar transfusão de sangue e antibioticoterapia, visando conter as infecções secundárias. Uma boa medida pode ser o descarte do animal para corte.

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é uma das duas doenças cujos agentes causadores (Babesia spp, Aaplasma marginale) podem ser transmitidos por carrapato. Na babesiose, a urina pode tomar cor que varia desde vermelho até marrom escuro. Quando diagnosticada e tratada em tempo hábil a recuração do animal é relativamente rápida.

Já o consumo da braquiária Tanner Grass pelo gado pode também alterar a cor da urina. Deve-se então mudar o animal de pasto.

Sempre que constatar qualquer alterações nos animais deve-se chamar, o quanto antes, um veterinário para fazer o correto diagnóstico.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked