Projeto busca melhoria da qualidade e competitividade do leite

Foi apresentado na última terça-feira (12) para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, o Projeto de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro. O projeto tem como pilares assistência técnica, sanidade animal e linhas de créditos específicas para a modernização do segmento.

O projeto é fruto de dois meses de discussões entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), da Secretaria de Defesa Animal (SDA), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora) e da Associação Viva Lácteos.

Os estados prioritários para este projeto serão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Goiás, maiores produtores de leite do país. No entanto, o projeto poderá ser ampliado para os outros estados brasileiros.

As medidas do projeto visam alinhar as políticas públicas do Ministério da Agricultura para o setor, buscando qualificar a produção nacional com o intuito de aumentar a competitividade em relação ao mercado internacional. Para isso, a otimização de custos no setor, a qualidade e a promoção do consumo de leite no Brasil também serão abordadas.

Autor: Vicenzzo Vicchiatti, com informações do Mapa
Foto: Acervo/Gir-Leiteiro

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked