Fazenda Santo Isidoro na Revista Mundo do Leite

A Revista Mundo do Leite, publicação bimestral da DBO, publicou entrevista com Fernando Stédile, responsável pela coordenação da produção de leite da Fazenda Santo Isidoro, localizada em Coxilha, no Rio Grande do Sul, que possui 460 vacas em lactação, com produção diária de 12 mil litros, média de 26,5 litros por vaca e um rebanho de 960 animais, criados a pasto. A meta é chegar a 18 mil litros em 2015.

A autora do texto, Inês Figueiró, fez várias perguntas para Fernando, entre elas como está a pecuária leiteira no Rio Grande do Sul, qual o desafio do sistema a pasto, o por que das bezerras da fazenda receberem leite pasteurizado, e muito mais.

Veja abaixo um trecho da entrevista:

Como é a qualidade do leite produzido na Santo Isidoro: Produzimos leite com Contagem de Células Somáticas (CCS) em torno de 300.000m/l, teor de gordura próximo de 3,4% e proteína de 3,1%…

A que o senhor visa no melhoramento genético: Faço seleção genética com vistas à obtenção de animais de estatura média, muita capacidade corporal, ótimo cascos e úbere. Também procuro níveis médio de produção de leite, pois ela é inversamente proporcional à longecidade.

Veja a entrevista na íntegra na edição nº51 da Revista Mundo do Leite!

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked