Quando iniciar os cuidados com os bezerros?

A Embrapa Gado de Leite disponibiliza para o produtor rural a publicação “500 Perguntas 500 Respostas” destinado à criação de gado leiteiro.

Um das questões respondidas é:

Quando iniciar os cuidados com os bezerros?

Os cuidados com o bezerro devem começar ainda na fase da gestação. A fase de maior crescimento do feto se dá nos últimos três meses de gestação.

Assim, a vaca gestante e em lactação deve ser seca 60 dias antes da data prevista para o parto, para a recuperação da glândula mamária e a produção do colostro.

A influência da alimentação pré-natal é crítica, tanto para o crescimento normal do feto quanto para a sobrevivência do bezerro durante as primeiras semanas de vida.

No que se refere ao aspecto nutricional, as deficiêncais de energia, minerais e vitaminas são consideradas as mais importantes.

O teor de proteína da dieta (volumoso amis concentrado) da vaca nesse período não deve ser inferior a 14% na base da matéria seca. Mas deve-se evitar que a vaca esteja muito gorda pois há riscos de problemas no parto.

Assim, de 20 a 30 dias antes do parto, as vacas devem ser conduzidas ao pasto ou ao piquete maternidade, que deve estar seco, limpo e localizado próximo às instalações principais para permitir alimentação diferenciada, observações frequentes e assistência, caso ocorra algum problema por ocasião do parto.

A recomendação geral é:

- Durante os primeiros 6 meses de gestação, vacas gordas podem perder peso, vacas em bom estado corporal devem manter o peso e as vacas magras devem ganhar peso.

- Durante o último terço da gestação, todas as vacas devem ganhar em torno de 600 g a 800 g por dia, mesmo que seja necessário fornecer-lhes alimentação suplementar ao volumoso.

Caso não tenha uma balança para aferir o ganho de peso, pode-se fazer uma avaliação visual das condições corporais das vacas.

Informações Embrapa

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked