Quimbanda da CAL recordista mundial terá clone em 2012

Em 2012 a pecuária leiteira brasileira terá disponível no mercado, simplesmente o clone da melhor vaca da raça Gir Leiteiro do mundo.  A Fazenda Calciolândia e a Tropical Genética acertaram os detalhes da clonagem da Quimbanda da Cal, durante a realização da Megaleite em Uberaba-MG.

A notícia de clonagem da Quimbanda da Cal movimentou o segmento. Pecuaristas de todo Brasil receberam a informação com grande entusiasmo, uma vez que o objetivo é fortalecer e resguardar a genética dos melhores animais e a Quimbanda da Cal, atualmente é a número um em produção de leite na raça gir.

De acordo com Jordane Silva da Fazenda Calciolândia e Joaquim Lima da Tropical Genética, o material para a clonagem da Quimbanda da Cal, será coletado nos próximos dias e terá acompanhamento dos melhores especialistas nessa biotecnologia.

Quimbanda da Cal (Dalton TE Pati Cal X Liderança da Cal – Cadarço), lactação oficial de 10.230 quilos de leite, produziu em um único dia 56,17 kg de leite e obteve média de produção, durante os três dias do torneio da EXPOZEBU 2011, de 49, 676 kg de leite.

A vaca superou em quase oito litros os números de 2010 e bateu o novo recorde mundial com a produção de 149,03 kg/leite, em nove ordenhas, realizadas no evento.

Para adquirir um animal diferenciado como a Quimbanda da Cal, a Tropical Genética investiu R$ 630.000,00 em 50% da recordista. “Pode-se dizer que o principal objetivo, com a aquisição desse animal que é uma preciosidade, foi ampliar o banco genético da empresa e perpetuar a melhor genética do Gir Leiteiro nacional”, afirma o diretor técnico da Tropical Genética, Milton Neto.

Informações Assessoria de Imprensa
Tropical Genética

Foto: Site Oficial da Fazenda Calciolândia

 

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.