Raça Gir Leiteiro é destaque em Feira na Bolívia

O Gir Leiteiro foi destaque na Feira Internacional de Santa Cruz na Bolívia, Expocruz 2013.  O grande campeão e a grande campeão foram animais do criatório da Cabãna Curichi Grande. O melhor criador e melhor expositor da raça do Ranking 2012-2013 foi Eduardo Eguez, da Cabaña Curichi Grande, seguido por Julio Nacif da Cabaña Esterlina.

A grande campeã do concurso leiteiro e melhor úbere foi a vaca Furia TE Esterlina, filha de CA Sansão, com média diária de 23,05 Kg de leite, da Cabaña Esterlina e a Reservada grande campeã foi a vaca Bambina de Curichi Grande, com média de 19,66 Kg de leite, da Cabaña Curichi Grande.

Para fomentar e difundir o gir leiteiro ocorreu durante a EXPOCRUZ uma reunião técnica, que contou com a participação dos criadores, técnicos da ASOCEBÚ, e técnicos de empresas ligadas a cadeia produtiva do leite. Tatiane Tetzner ministrou uma palestra sobre a “Evolução do Gir Leiteiro em conformação e produtividade como raça pura e em cruzamentos”.

Santa Cruz de la Sierra é uma cidade localizada no centro da Bolívia, nas margens do Rio Piraí, no planalto do leste boliviano. Possui uma altitude de 416 metros. A cidade, comumente conhecida simplesmente como Santa Cruz, é a cidade mais importante do Departamento de Santa Cruz. É a maior e mais populosa cidade da Bolívia. Também é considerada o motor econômico do país.

 

Fonte: ABCZ

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked