Rebanhos de bovinos leiteiros ganham impulso para melhorar a raça

O Portal oficial da Embrapa Gado de Leite divulgou na última semana uma notícia importante para o segmento leiteiro do Brasil. Veja abaixo:

Foi publicado no Diário Oficial na última quarta-feira (16), o edital de chamamento público para seleção de empresa ou consórcio de empresas que irá desenvolver, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, pesquisas genômicas destinadas ao melhoramento genético dos bovinos leiteiros das raças zebuínas. O objetivo é gerar dentro de, no máximo, dois anos uma ferramenta de seleção genômica para as raças Gir Leiteiro, Girolando e Guzerá. Segundo o supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação Tecnológica da Embrapa Gado de Leite, Denis Teixeira da Rocha, essa é a primeira vez que a Embrapa realiza esse procedimento para atrair recursos externos destinados ao financiamento das pesquisas.

O projeto prevê a identificação de genes de interesse econômico para a pecuária de leite de cerca de 10 mil animais. Os trabalhos serão concluídos com o desenvolvimento de uma ferramenta de seleção genômica que irá identificar touros e vacas de maior potencial genético para produção de leite e resistência a várias doenças transmitidas geneticamente. “Esta ferramenta irá potencializar o processo de melhoramento genético das raças, trazendo resultados em curto prazo para toda a cadeia produtiva do leite”, diz Marcos Vinícius. A empresa selecionada para se tornar parceira no processo de desenvolvimento da tecnologia, terá prioridade na utilização comercial da ferramenta, pagando royalties para a Embrapa e para as associações de produtores envolvidas”.

Leia a reportagem na íntegra no link abaixo:

http://www.cnpgl.embrapa.br/

Informações Embrapa Gado de Leite

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked