Saiba como acelerar o cio da vaca após o parto

A publicação 500 perguntas 500 respostas da Embrapa Gado de Leite traz em suas páginas informações sobre como acelerar o cio da vaca depois do parto.

Confira:

O tempo que a vaca demora a voltar do cio depois do parto é muito influenciado pelo escore da condição corporal ao parto e do quanto ela emagrece no início da lactação.

Para ser ter uma boa condição corporal ao parto, as vacas devem ser adequadamente manejadas no final da lactação e no período seco. As vacas devem ser “secadas” pelo menos dois meses antes do parto previsto e parir em boa condição corporal.

No início da lactação, as vacas apresentam uma menor ingestão de alimentos de gordura e uma alta produção de leite, pois mobilizam as reservas corporais de gordura para atender a produção de leite, o que é chamado de balanço energético negativo. Ou seja, a vaca gasta mais energia do que ingere.

Quanto mais a vaca emagrecer, mais tempo ela demorará a voltar ao cio. Assim, uma boa alimentação no início da lactação reduz a mobilização das reservas corporais, com menor perda de condição corporal e retorno mais rápido ao cio.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked