Saiba como aumentar o número de bezerros por vaca sem prejudicar o animal

Vários criadores buscam alternativas para reduzir o intervalo de partos de suas vacas. Pensando nisso, a Embrapa Gado de Leite explicou como fazer com que haja mais nascimentos de bezerros por vaca, sem prejudicar o descanso normal do animal.

É possível aumentar o número de bezerros durante a vida útil da vaca reduzindo o intervalo de partos. Em muitos rebanhos, o intervalo de partos é muito longo, 15 a 18 meses. O Ideal é obter intervalos de partos de 12 meses, o que representa uma cria por vaca/ano.

Para alcançar esse objetivo, é imprescindível estabelecer um bom plano de alimentação para as vacas, antes e depois do parto, uma vez que a alimentação tem influência direta sobre a reprodução. Devem-se adotar medidas de manejo, como secar a vaca 60 dias antes do parto.

Além disso, as vacas de primeira lactação são as que apresentam o intervalo, do parto ao primeiro cio, mais longo, o que é determinado pelo erro do manejo nutricional. Essas vacas devem atingir 80% do peso adulto na data do primeiro parto. O peso do parto é a variável mais importante para uma produção de leite normal e para um bom desempenho reprodutivo, sendo considerado mais importante do que a idade ou o peso no momento da cobertura/inseminação.

Recomenda-se que as vaca da primeira lactação sejam tratadas em lote separado e que, no cálculo da dieta, sejam aumentadas em 20% as necessidades de mantença, pois esse animal ainda está crescendo e precisa ganhar peso na primeira lactação, para que no segundo parto tenha peso maior que no primeiro.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked