Saiba como fazer para produzir leite de qualidade

A publicação 500 perguntas 500 respostas da Embrapa sobre gado de leite trás informações importantes para o produtor que deseja produzir leite com qualidade. As dicas vão desde manter o rebanho livre de doenças até a realização do manejo sanitário adequado. Confira!

Para produzir leite de qualidade, em primeiro lugar, é importante manter o rebanho livro de brucelose e tuberculose. O controle de doenças é essencial, tanto do ponto de vista da produção quanto da saúde pública, e é condição indispensável para não ser comercializar leite com microrganismos patogênicos para o homem.

Também é necessário implementar um programa de controle de mastite, que assegure a redução das células somáticas e as perdas relacionadas a essa doença. Esse programa deve enfatizar a adoção de medidas preventivas, como higiene pessoal e na ordenha, ambiente limpo para as vacas, manutenção e limpeza dos equipamentos de ordenha e manejo sanitário adequado. Todas as medidas de higiene estabelecidas para a prevenção da mastite contribuem para a obtenção de leite com baixa contaminação microbiana.

Sempre que forem administrados medicamentos para vacas em lactação, o leite deve ser descartado enquanto possuir resíduo da substância.

Na ordenha mecânica, deve-se fazer a manutenção periódica, lavando e sanitizando os equipamentos com detergentes apropriados. Na ordenha manual, deve-se ter um cuidado extra com a limpeza dos utensílios, do ambiente e do ordenhador.

Qualquer que seja o tipo de ordenham é imprescindível refrigerar o leite imediatamente após a extração e mantê-lo a 4° C, ou ligeiramente menos, até o momento da coleta e transporte para a indústria.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked