Saiba como reduzir o estresse térmico dos animais

A Embrapa Gado de Leite dá dicas aos criadores de gado de como evitar que seus animais sofram com o estresse térmico, problema que pode acabar afetando a produtividade das vacas leiteiras. Confira:

O sistema de resfriamento mais adequado e eficiente para locais de alto estresse térmico é o sistema de resfriamento evaporativo adiabático, combinando ventilação forçada e nebulização para formação de névoa ou neblina. Neste sistema de resfriamento, o abaixamento da temperatura do ar é feito pela evaporação do vapor d’água lançado no meio ambiente, sem que haja condensação.

O resfriamento evaporativo é mais eficiente em áreas de alta temperatura e baixa umidade, ou seja, em regiões de clima quente e seco. Mesmo em regiões de clima quente e úmido, utiliza-se esse método durante as horas mais quentes do dia (das 12h às 16h), quando a umidade relativa é suficientemente baixa para permitir que o método seja efetivo.

Por ser um sistema extremamente caro, deve ser usado para vacas de alta produção. Em qualquer circunstância, a adoção desse método deve ser precedida de análise de viabilidade econômica.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked