Saiba quantos litros de leite devem ser dados aos bezerros

Sempre com o intuito de auxiliar os produtores de leite, a Embrapa Gado de Leite respondeu duas dúvidas frequentes dos criadores no que se diz respeito ao futuro dos seus rebanhos, os bezerros. As respostas são sobre a quantidade de leite que um bezerro deve receber e também sobre qual é a temperatura deste leite que será fornecido.

Confira!

A quantidade de leite a ser fornecida ao bezerro depende do ganho de peso desejado. Em sistemas convencionais, nos quais a produção de leite é a atividade principal, podem-se criar bezerros com 4 litros de leite por dia, até os 56 dias de vida, o que totaliza 224 litros de leite por bezerro.

Nesse caso, o fornecimento de concentrado de boa qualidade, peletizado de preferência, a partir de 10 a 14 dias de idade, é essencial para o desenvolvimento do bezerro, que deve ter um ganho médio diário de 500g por dia, obtendo peso vivo de 60 kg a 70 kg, aos 56 dias.

Alguns técnicos preconizam o fornecimento de 6 litros, ou mais, de leite por dia aos bezerros, com o argumento de que assim eles têm melhor desenvolvimento. Isso é verdade. Porém, na tecnologia do desmame precoce, é fundamental fornecer apenas 4 litros de leite por dia, pois isso força o bezerro a ingerir o concentrado, possibilitando assim o desenvolvimento do rúmen e o desmame precoce.

Sobre a temperatura ideal do leite a ser fornecido aos bezerros, recomendasse 37º C. No entanto, o mais importante, porém, é fornecê-lo sempre no mesmo horário e na mesma temperatura. Como há possibilidade de armazenar o leite sob resfriamento, recomenda-se fornecer o leite da ordenha da tarde do dia anterior para os bezerros.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked