Seminário da ANCP vai discutir inovações na pecuária de corte brasileira

As inovações do melhoramento genético para bovinos de corte e a comemoração dos 30 anos do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN – Programa Nelore Brasil) serão as principais atrações do 24o Seminário da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), que será realizado no dia 11 de maio, no IAC Centro de Cana, em Ribeirão Preto (SP).

Tendo como público principal criadores, técnicos, pesquisadores, empresas ligadas à genética animal, programas de melhoramento genético, associações das raças de bovinos e pecuaristas, o encontro contará com palestras e discussões voltados à evolução da pecuária de corte brasileira.

Dividido em dois painéis, o evento terá abertura a cargo do Prof. Raysildo Lôbo e de Carlos Viacava, respectivamente presidente e vice-presidente da ANCP, que apresentarão um especial comemorativo sobre as três décadas do Programa.

O Painel 1, cujo tema é “Inovações Tecnológicas”, terá quatro palestras. Na primeira, Fabyano Fonseca e Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), falará sobre “Aplicação da genômica na raça Nelore: Mitos e Verdades”. Na sequência, Roberto D. Sainz, da Universidade da Califórnia, de Davis (Estados Unidos), apresentará palestra com o tema: “Frame: Importância para a seleção de animais eficazes”.

Roberta Gestal de Siqueira, diretora da Melhora + Consultoria Genética e técnica Zebu Corte da Alta Genetics, abordará o tema “Precocidade sexual: Do mito a realidade”, enquanto Eliane Vianna da Costa e Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), falará sobre “Precocidade sexual em machos: Uma abordagem prática”. Ao final das quatro palestras, será realizada uma discussão em plenário, com a presença dos palestrantes e do moderador Fernando Baldi.

No Painel 2, que acontece no período da tarde, serão apresentados alguns lançamentos da ANCP. Na primeira palestra, Hans Peter Elsner Schiffer, do Grupo Ganadero Estancias Espíritu, da Bolívia, trará um depoimento com o tema: “ANCP além da fronteira”. Em seguida, Fernando Baldi, pesquisador da ANCP e da UNESP de Jaboticabal, apresentará a palestra “Probabilidade de Parto Superprecoce: Uma abordagem técnica”.

Luís Gustavo Figueiredo, pesquisador da ANCP, apresentará a terceira palestra do Painel 2, com o tema “Índice Bioeconômico das raças Guzerá, Brahman e Tabapuã”. Finalizando o Painel 2, Argeu Silveira, diretor técnico da ANCP, falará sobre “Tecnologia MaxPag: Curso Prático”. Para finalizar o painel, todos os palestrantes farão uma discussão em plenário, sob o comando do moderador Pedro Alejandro Vozzi.

Para encerrar oficialmente o evento, a Entidade fará o lançamento da edição de maio de 2018 do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.

O IAC Centro de Cana fica na Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321, em Ribeirão Preto (SP). Mais informações e inscrições gratuitas pelo site www.ancp.org.br/seminario.

Com informações Assessoria de Imprensa

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked