Tabu TE Cal conquista 1º lugar no Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa

A Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) divulgou no último final de semana, na sede da ABCZ, em Uberaba (MG),  o resultado do 22º grupo do Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA e da 5ª Prova de Pré-Seleção de Touros.

O resultado do teste de progênie para produções de leite, gordura, proteína e sólidos totais contemplou com o primeiro lugar o touro da raça Gir, Tabu Te Cal, com PTA (Capacidade prevista de transmissão) de 647.7 kg de leite, de Gabriel Andrade, da Fazenda Calciolândia, um dos mais conceituados planteis da raça Gir Leiteiro.

O segundo lugar ficou com Astro com PTA 417.5 Kg de leite e o terceiro lugar para Espelho TE de Brasília, com PTA 399.2 Kg de leite.

Tabu Te Cal

Tabu TE Cal – CAL 6577, filho de um acasalamento consagrado entre Radar dos Poções x Juliana Cal, comercializou mais de 30 mil doses de sêmen. Morreu em 2011 em decorrência de um acidente na Fazenda Calciolândia.

Ranking Nacional

Com esse resultado, Tabu TE Cal conquistou a terceira posição no Ranking Nacional do Gir Leiteiro. Em segundo lugar está o touro C.A. Sansão com PTA de 691,2 Kg de leite e o primeiro lugar foi para Diamante TE de Brasília, com PTA de 699.0 Kg de leite, do criador Flávio Peres.

Sobre o Programa

O Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro – PNMGL – é realizado pela ABCGIL e Embrapa Gado de Leite, com o apoio da ABCZ, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério da Ciência e Tecnologia, Faculdades Associadas de Uberaba – Fazu, EMATER-MG, EPAMIG, FAPEMIG, CNPq, Instituto de Zootecnia – IZ e empresas parceiras.

Informações Notícias da Pecuária

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked