Tecnologia da Embrapa Gado de Leite é premiada em concurso

A tecnologia de nano-partículas de própolis, que serve como plataforma para desenvolvimento de outros produtos derivados e potencializa os efeitos farmacológicos da própolis, foi premiada com o segundo lugar geral na quinta edição do concurso Idea to Product – América Latina.

A tecnologia foi desenvolvida na Embrapa Gado de Leite em parceria com a UFOP, UFJF, UFLA e colaboradores de outras unidades da Embrapa. 

O evento foi realizado entre 30 de agosto e primeiro de setembro no Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Ao todo quase 40 projetos foram inscritos e 16 se classificaram para a etapa final.

O concurso Idea to Product foi criado pela Universidade do Texas e reúne trabalhos de diversas áreas com potencial inovador que se encontram em um estágio anterior à comercialização. Os três melhores colocados na etapa latina se classificam para a fase mundial da competição. Na América Latina, a competição é promovida pela Fundação Getúlio Vargas. O pesquisador da Unidade, Humberto Brandão, ressalta a importância do resultado pelo fato de o projeto ter disputado com trabalhos de diversas áreas, como energética, tecnologia da informação, petrolífera, farmacêutica e cosmética.

Além de visibilidade, outro aspecto interessante apontado por Brandão quanto ao desempenho do trabalho na competição é que a comissão julgadora é formada por pessoas envolvidas na administração de grandes empresas nacionais e internacionais, como 3m, O Boticário, entre outras. Eles avaliam os pontos fortes e fracos da ideia do ponto de vista do mercado e do consumidor. “Isso significa que a comissão julgadora identificou potencial de mercado na tecnologia desenvolvida”, destacou. Segundo Brandão, um dos juízes comentou em seu relatório que “talvez o trabalho permita que apicultor deixe de vender a própolis como vinha fazendo desde o Antigo Egito e passe a vendê-la como uma tecnologia”.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked