Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA distribuirá 500 doses de 40 touros

Teve início no dia 4 de outubro a distribuição de sêmen do 28º grupo de touros do Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA.

Serão distribuídas 500 doses de 40 touros de criadores de todo o país.

Segundo informações da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), em 2013 foi disponibilizado seis novas vagas para o Teste, que passou de 34 para 40 touros, aumentando o quantitativo de animais avaliados.

O sêmen será distribuído para as 600 fazendas colaboradoras participantes do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro – PNMGL, distribuídas por todo país.

Além do sêmen convencional, um incremento para o 28º grupo será a distribuição de sêmen sexado.

A relação dos 40 touros participantes do 28º grupo com suas respectivas genealogias podem ser observadas no link abaixo:

http://www.girleiteiro.org.br/userfiles/28Grupo.pdf

 

Teste de Progênie

O Teste de Progênie é uma metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas filhas em vários rebanhos, produzidas por acasalamentos aleatórios, com sêmen codificado, em rebanhos puros e mestiços. Também são utilizadas as filhas resultantes dos acasalamentos dirigidos, nos rebanhos puros em controle leiteiro oficial realizado pelo PMGZ-ABCZ, desde que atendidas as exigências de número, distribuição entre fazendas e conexão genética entre grupos de contemporâneos. Mais recentemente, acrescentou-se a utilização de sêmen identificado em matrizes que possuam controle leiteiro oficial.

Este é o método mais preciso para se avaliar o real potencial genético de um touro para a produção de leite, embora seja mais lento. Para que um touro seja avaliado e disponibilizado ao mercado é necessário que tenha produzido várias filhas e que estas tenham encerrado a primeira lactação. Para isto, usualmente são gastos mais de seis anos.

Com Informações ABCGILPNMGL 300x120 Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA distribuirá 500 doses de 40 touros

 

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked