Teve início no dia 4 de outubro a distribuição de sêmen do 28º grupo de touros do Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA.
Serão distribuídas 500 doses de 40 touros de criadores de todo o país.
Segundo informações da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), em 2013 foi disponibilizado seis novas vagas para o Teste, que passou de 34 para 40 touros, aumentando o quantitativo de animais avaliados.
O sêmen será distribuído para as 600 fazendas colaboradoras participantes do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro – PNMGL, distribuídas por todo país.
Além do sêmen convencional, um incremento para o 28º grupo será a distribuição de sêmen sexado.
A relação dos 40 touros participantes do 28º grupo com suas respectivas genealogias podem ser observadas no link abaixo:
http://www.girleiteiro.org.br/userfiles/28Grupo.pdf
Teste de Progênie
O Teste de Progênie é uma metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas filhas em vários rebanhos, produzidas por acasalamentos aleatórios, com sêmen codificado, em rebanhos puros e mestiços. Também são utilizadas as filhas resultantes dos acasalamentos dirigidos, nos rebanhos puros em controle leiteiro oficial realizado pelo PMGZ-ABCZ, desde que atendidas as exigências de número, distribuição entre fazendas e conexão genética entre grupos de contemporâneos. Mais recentemente, acrescentou-se a utilização de sêmen identificado em matrizes que possuam controle leiteiro oficial.
Este é o método mais preciso para se avaliar o real potencial genético de um touro para a produção de leite, embora seja mais lento. Para que um touro seja avaliado e disponibilizado ao mercado é necessário que tenha produzido várias filhas e que estas tenham encerrado a primeira lactação. Para isto, usualmente são gastos mais de seis anos.