Torneio leiteiro Girolando acontece durante a Expogrande 2013

As raças Gir Leiteiro e Girolando participam de mais uma edição do torneio leiteiro, que vai de 14 a 17 de abril durante a Expogrande 2013. A final acontece no dia 17, quarta-feira, às 14 horas, quando acontece a última ordenha.Nos dias 18 e 19, a partir das 8h, serão julgados mais de 300 animais inscritos, de 30 criadores sul-mato-grossenses, entre Gir Leiteiro e Girolando respectivamente.

Em 2012, o touro girolando Jordan Goldwyn, de Denilson Lima de Souza, foi o vencedor ¾ da raça. O julgamento foi realizado pelo zootecnista Juscelino Alves Ferreira, que enalteceu as qualidades morfológicas e leiteiras de Jordan.
Finalizando a programação no dia 20, acontece o desfile dos animais campeões, o banho de leite e as premiações, com início às 8h. No fim do dia, a partir das 18h, será realizado o 17º ‘Leilão Fazendão e Convidados NCGMS’ onde serão ofertados touros girolando e gir leiteiro, vacas de alta lactação e animais de pista, além e vacas e novilhas paridas e prenhes.

Características da Raça

A raça Girolando é oriunda do acasalamento entre animais 5/8 de sangue Holandês (62,5%) e 3/8 de sangue Gir (37,5%). A raça congrega em sua constituição a rusticidade do gado Gir e a produção do Holandês.
É uma raça especializada na produção de leite. Estima-se que no Brasil 80% do leite produzido provenha do Girolando.
A média de produção leiteira por lactação gira em torno de 3.600 Kg (duas ordenhas ao dia), num período de 305 dias, com 4% de gordura. O período de lactação é em média de 280 dias.
Outra importante característica a ser destacada no gado Girolando é a sua docilidade, o que proporciona maior facilidade no manejo da raça.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked