Utilização de forrageira adequada garante produtividade do gado leiteiro

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo Renato Fontaneli, investir no planejamento forrageiro pode garantir a sustentabilidade do produtor de leite, principalmente utilizando áreas ociosas com pasto de qualidade, silagem, feno e grãos de cereais.

A média de produção de leite no Brasil é de 4 litros/vaca/dia, enquanto que o potencial chega a 20 litros/vaca/dia. Em Passo Fundo, RS, a média é de 11 litros/vaca/dia, mas o setor produtivo se mobiliza para crescer ainda mais.

O entrave, segundo os especialistas, está nos custos de produção, sendo que entre 40 e 60% dos gastos com o plantel está na alimentação dos animais.

De acordo com o pesquisador Renato Fontaneli, investir no planejamento forrageiro pode garantir a sustentabilidade do produtor de leite, principalmente utilizando áreas ociosas com pasto de qualidade, silagem, feno e grãos de cereais.

Entre as opções de forragens recomendadas pela Embrapa estão trigos, triticale, centeio, aveias, azevém, trevos, cevada, capim sudão e capim elefante.

Gado Gir Leiteiro

 

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.