Vaca Girolando produz mais de 110 Kg de leite

O Torneio Leiteiro da Exposição de Alpinópolis (MG) teve um grande resultado para a história da raça Girolando e da pecuária leiteira.

A vaca XAQUIRA, uma filha do touro Holandês GRANGER, da CRI Genética, produziu em um único dia 113,270 quilos de leite. Com essa marca, ela se torna a segunda maior produtora de leite do mundo, superando a vaca cubana Úbere Blanca.

A vaca chegou a ter ordenhas com pesagens de até 41 quilos, de acordo com dados do Sindicato Rural da cidade. XAQUIRA é de criação de José Carlos Raiz, da Fazenda Recanto da Lagoa, localizada em Cristais Paulistas (SP), cliente da CRI Genética.

Segundo Bruno Scarpa Nilo, coordenador técnico da CRI Genética, a genética é o principal fator para que os animais mostrem seu potencial de produção. Tanto a linha alta quanto a baixa de XAQUIRA é composta por produtos da CRI. Ele explica o acasalamento de Xaquira: “É uma filha de GRANGER em uma vaca ½ filha de outro touro nosso, o NITRITO. Além disso, ela é neta de uma vaca filha do LETHAL. Assim, XAQUIRA carrega 100% a genética de nossos produtos, combinando GRANGER x NITRITO x LETHAL”.

O coordenador técnico enaltece ainda a capacidade do Girolando. “Com animais geneticamente superiores, bem acasalados e bem trabalhados, resultados impressionantes continuam acontecendo e recordes sendo quebrados com a raça”, conclui.

Atualmente, a vaca pertence a João Roberto Boleli, da Fazenda Gordura, Rifaina (SP).

Informações Assessoria de Imprensa

 

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked